sábado, 31 de janeiro de 2009

this is the last time...

De repente, a saudade antecipada tem-me atormentado a alma, esmaga-ma, comprime-ma, sufoca-ma. Tenho um nó no peito, que me dificulta a respiração, que ofusca a racionalidade.
Será possível sentir saudades do que ainda não se viveu? Talvez seja… Imagino-me frequentemente, cá em casa, rodeado de caixas de papelão abertas para receber os livros, as molduras, as recordações…
Enroladas em folhas de jornal, eu arrumo, cá dentro, tudo quanto me marcou nestes anos em que fiz de Évora a minha casa de acolhimento.
Sempre que entro no meu quarto lá estão vocês, na minha parede. Todos vocês, em negro sobre branco. Lembro-me de cada um daqueles momentos. Por vezes conseguiria descrevê-los de forma quase cirúrgica. Os traços, as cores, os rostos, os sorrisos, os destinos…
Imagino-me, muitas vezes, a tirar-vos, um por um, e a guardar-vos cautelosamente numa das caixas de cartão que me rodeiam, tentando não vos magoar. Imagino como deve ser difícil e por isso vou querer fazê-lo sozinho, isolado, em silêncio para me poder gerir, para poder rir, para poder gritar, para poder sentir que é a ultima vez que o faço.
Quantas caixas são precisas para guardar quatro anos? Estou a fazer contas… … mas não cheguei a nenhuma conclusão. Esta é uma daquelas coisas que apenas saberei na altura… uma altura que eu não quero que chegue.



Dia 30 de Maio… Parecia tudo tão longínquo e distante, não parecia?

2 comentários:

Meire disse...

Pois é, não tarda muito e o dia 30 de Maio esta ai e vai meter água ou melhor vão-nos meter na água :p E não percas o teu tempo com o que ainda esta para vir, mas antes aproveita bem todo o tempo que ainda resta na Muy Ilustre Universidade de Évora e da cidade, também!!Pois ainda há muito para viver, muitos jantares, muita ramboia, muitos cafezinhos, muitos passeios pela cidade, etc....momentos esses que se irão juntar aos já vividos e farão parte do album de memórias de cada um. Em relação às malas e as caixas que irás voltar a encher a partir do dia 30 de Maio, embora pareça um gesto materialista ou trivial, a quando de uma mudança, a verdade é que o que levas desta passagem por Évora, não são só objectos que irão encher malas e caixas, mas acima de tudo o que esta associado a esses objectos, refiro-me é claro, às memórias, aos sentimentos,amizades, à maturidade à vontade de novas aventuras em novos lugares. Aventuras essa que farão parte da tua nova vida, da nova porta que se abre perante todos nós, e que dela esperamos novas emoções,novas amizades, novas memórias, que levaremos uma vez mais connosco quando voltarmos a partir para tomarmos um outro caminho, porque a vida é assim mesmo, feita de momentos e sensações, que passam, que se reciclam a cada novo ciclo.
Espero, e certamente assim será, que leves de Évora, as melhores memórias e sensações e que tudo aquilo que aprendes-te te seja util no futuro e acima de tudo, que os amigos, que fizes-te por cá, não sejam só amigos de faculdade, mas amigos para a vida, embora eu saiba, que nem todas as amizades te irão acompanhar é inevitável, pois há sempre alguem que fica pelo caminho, não que não gostes dessas pessoas, mas sim porque é inevitavel, pois há sempre alqueles, que passam, que seguem um caminho diferente.Se por acaso algum dia os nossos caminhos se separarem, espero que guardes boas recordações dos tempos em que partilhamos o mesmo caminho, e que o tempo passado juntos não tenha sido em vão,mas antes que tenha tido alguma contrbuição positiva, para aquilo que és e serás enquanto pessoa, se por acaso for negativa, peço que me desculpes, pois não foi intencional.
Abraços desta amiga, que te guardará sempre na memória :p

Meire disse...

ixxxxx.......agora é que reparei, consegui fazer um comment maior que os teus post, parece que hoje estou inspirada..lool...deve ter sido do jantar :p